Clementina de Jesus, ilustre voz da música brasileira, que carrega no seu repertório sambas, partidos alto, corimás, jongos, folclóres e pontos de trabalho, recuperando e representando a memória da conexão afro-brasileira. Timbre forte e marcante que embala eu, embala eu... menininha do Gantois. Querida por todos os bons sambistas, e não há quem não se encante com essa senhora de voz grave e temperamento doce, sereno.
A mãe Quelé foi homenageada por muitos, Elton Medeiros escreveu o partido alto "Clementina, cadê você?" e o grande compositor da Portela Candeia fez "Não vadeia Clementina" (cantada por Clara Nunes) seguido da resposta de Clementina: "Fui feita pra vadiar..." Essa música conta com duas versões a lá clipe do fantástico, a primeira original e a segunda, uma paródia feita pelos Trapalhões e com Mussum (em breve uma postagem sobre seu lado musical) interpretando Clementina.
Sempre cercada de bons músicos, tia Clementina era uma forte referência para estes, que antes de tudo, eram também admiradores da sua trajetória de vida. Era generosa e participava de diversas gravações. Ter o nome Clementina de Jesus agregado à alguma música era sinônimo de sucesso e respeito por todos os sambistas.
A lista de contribuições da mãe Quelé com outros músicos é grande, por isso nada mais justo do que diversos artistas participarem da festa "Clementina e Convidados", álbum de 1979, do qual Clementina é a anfitriã e seus convidados são: Candeia, Nelson Sargento, Cristina Buarque (na música Tantas você fez) Clara Nunes (na já citada música Embala eu), Roberto Ribeiro (música Cocorocó), João Bosco (Boca de sapo), Martinho da Vila (Assim não Zambi, interessante se atentar para a atualidade dessa letra, visto o descaso e a violência que é condicionada às favelas e periferias), Dona Ivone Lara (na clássica Sonho meu), Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro (Torresmo à milanesa, olha como ela era adorável). São sambas de ótima qualidade do começo ao fim, anima até quem é ruim da cabeça ou doente do pé.
Todo o meu respeito à Clemetina de Jesus!
Clementina e Convidados, de 1979.
DOWNLOAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário